Vanessa: Redação Publicitária

Por favor, conforme combinado em sala de aula, os grupos devem escolher rádios diferentes para execução da tarefa. Algumas sugestões: Sucesso, Ondas, Litoral, Estação 104, Radio Ave Maria, Radio Serramar (Saquarema).

Turma da noite: grupos de 6 pessoas.
Boa sorte!



DISCIPLINA REDAÇÃO PUBLICITÁRIA II
PROFESSORA VANESSA RIBEIRO

TRABALHO AVALIATIVO - MAPEAMENTO DE RÁDIOS
DATA DE ENTREGA E APRESENTAÇÃO: 13/04/10
VALOR: 3,0 PONTOS (INTEGRANTE DE P1)

Como complemento do tópico “funcionamento e estrutura de rádios”, estudado na disciplina de Redação Publicitária II, por meio de aulas expositivas e de leitura especializada, segue procedimentos e pontos de abordagem para realização do trabalho Mapeamento de Rádios:
1. A turma (dividida em grupos de 5 alunos) deverá escolher uma rádio regional/ local, de relevância em relação aos pontos estudados em sala de aula, para realizar um trabalho de campo. As cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé e Araruama contam com estrutura radiofônica pertinente para execução da tarefa.
2. Nesta visita, os grupos deverão abordar detalhadamente sobre tópicos referentes ao perfil e funcionamento da rádio: histórico da rádio, estrutura física e de equipamentos, hierarquia de trabalho, equipe, programação, estrutura de programas, estúdio de jornalismo, estúdio de publicidade, participação de ouvintes, atuação de locutores, relação da rádio com outros segmentos do trade de comunicação, público-alvo e segmentação, a linguagem da rádio, estilo musical, entre outros.
3. A produção publicitária da rádio escolhida deverá ser abordada de forma completa, evidenciando nomes da publicidade, tipos (varejo, institucional), nomes e peças publicitárias de anunciantes em forma de spots, jingles, vinhetas e testemunhais; agências de publicidade, peças marcantes em termos de recall, peças marcantes no tocante à rentabilidade. Importante apontar as formas de desenvolvimento e utilização do roteiro publicitário.
4. A produção jornalística da rádio escolhida deverá ser abordada de forma resumida, evidenciando nomes do jornalismo, formas de apuração de notícias, programas jornalísticos, ao vivo, entrevistas, entre outros. Apoio de emissoras de televisão no trabalho jornalístico e notícias marcantes em termos de visibilidade e prestação de serviço para a comunidade.
5. A produção e promoção cultural por meio de divulgação de eventos públicos e privados, e de bandas musicais.
6. Pontos importantes: oportunidades de trabalho para estagiários e profissionais radialistas e comunicólogos; projetos de crescimento da rádio, projetos de interatividade, rádios on-line, e de parcerias.
7. O trabalho deve ser entregue impresso e digitalizado (em CD) com capa e desenvolvimento de conteúdo, arquivos em Word, mp3 e vídeo, caso ocorra. Além de apresentado oralmente por todos os integrantes do grupo no tempo de 20 minutos, na aula do dia 13/04/10 no T2.
8. Ferramentas de apresentação de conteúdo, como: referências bibliográficas citadas, gravadores, vídeos com entrevistas, clips e áudios publicitários deverão ser utilizados no momento da apresentação. Equipamento de Data Show e Caixa de som estarão disponíveis para todos os grupos.
9. Trabalhos não apresentados segundo normas e procedimentos acima, não serão validados para avaliação do professor.
10. Os critérios de avaliação do trabalho obedecerão às seguintes exigências: pertinência aos temas solicitados, criatividade, assertividade, originalidade, trabalho de campo, coerência descritiva, capacidade de sustentação oral do conteúdo e prazo.

Referências Bibliográficas:
COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro. São Paulo: Summus, 2009.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra e Luzzatto, 2000.
MCLEISH, R. Produção de Rádio: um guia abrangente da produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.
PRADO. Magaly. Produção de Rádio: um Manual Prático. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.